Home
Coohaj
Lei do Cooperativismo
Estatuto
Regimento Interno
Convênios
Empreendimentos
Notícias
Boletins
Ato cooperativo
Contato

Criada a Cooperativa Agroambiental Palmas do Lago Oeste  

Apesar de já criada, a CooperPalmas ainda precisa registrar sua ata, seu Estatuto e tirar o CNPJ. Enquanto isso, os boletos continuarão sendo emitido pela Coohaj e os pagamentos deverão ser feitos da mesma forma, até que todos sejam comunicados sobre as novas estruturas e dinâmicas de funcionamento.

A assembleia geral realizada domingo, dia 21/10, constituiu a Cooperativa Agroambiental Palmas do Lago Oeste (CooperPalmas). Com a presença de mais de 70 cooperados(as) e moradores(as) foi aprovado o estatuto social e eleita a primeira diretoria composta por um Conselho de Administração, uma Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.

A assembleia marcou também o início da transição formal da Seccional Palmas do Lago Oeste da Cooperativa Habitacional dos Jornalistas (Coohaj) para a CooperPalmas. Assim, fica concluído o trabalho da Comissão de Transição.

Os próximos passos serão o registro da ata da fundação da CooperPalmas nos órgãos competentes, a solicitação do CNPJ perante a Receita Federal para se efetivarem as transferências patrimoniais, tudo de acordo com o que foi pactuado entre as partes envolvidas nesse processo de desmembramento.

Nos últimos dois meses, a Comissão de Transição atuou na providência de avaliações sobre o futuro da gestão, bem como na definição da vocação da nova cooperativa, na organização da documentação da nova instituição e nas transferências de dados e documentos da Coohaj para a gestão definitiva. Este tempo foi de colaboração e consolidação do espírito cooperativo do Condomínio, uma vez que todos os procedimentos foram realizados com tranquilidade entre as partes e discutidos em sessões abertas com os(as) cooperados(as) e moradores(as) do Palmas do Lago Oeste.

Agroambiental - Com a orientação da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OC/DF), a Comissão de Transição e os(as) cooperados(as) que participaram das discussões entenderam que a solução para a continuidade dos esforços de regularização da área com expectativa de êxito diante das avaliações das autoridades foi de constituir-se uma cooperativa de identidade agroambiental.

Conforme o conceito, uma gestão agroambiental remete à ordenação de atividades desenvolvidas em áreas rurais respeitando a capacidade de suporte do agrosistema onde está inserida. Assim, toda a atuação daqueles inseridos nessas áreas deve causar o menor impacto negativo sobre o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento local sustentável.

Este propósito fica claro no objeto social do estatuto social da CooperPalmas quando pontua, em seus princípios, o respeito ao ambiente e a todas as formas de vida, o que, como todo o restante do documento votado e aprovado, terá que ser respeitado de agora em diante, pelos cooperados, sem exceção, para que todos tenham seu direito de viver em uma comunidade com este propósito assegurado. O Estatuto, com seus 102 artigos, já foi compartilhado com todos e assim que forem efetivados os últimos ajustes, resultantes da assembleia deste domingo, será divulgado novamente.

Funcionamento - Apesar de já estar criada a Cooperativa Agroambiental Palmas do Lago Oeste, até estarem formalizados o CNPJ e os demais documentos e representatividade financeira, como abertura de conta em banco, entre outras providências, os(as) cooperados(as) continuarão saldando seus boletos mensais, bem como outras obrigações que tenham pendentes, naturalmente como vêm fazendo por meio da Coohaj até que sejam comunicados sobre as novas estruturas e dinâmicas de funcionamento.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da CooperPalmas, Iraê Sassi, recém empossado, a constituição da nova cooperativa é um momento muito importante para a comunidade do Palmas do Lago Oeste. “Pretendemos implantar uma gestão democrática, aberta e transparente. Será fundamental também contar com a participação dos(as) cooperados(as). Os desafios são muitos e aos primeiros passos terão de ser dados de imediato, a exemplo da contratação de uma consultoria contábil”. No plano externo, o presidente afirmou que a gestão da CooperPalmas deverá priorizar a retomada das conversações com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e acredita que a discussão e a implementação do Projeto Verde é outra medida que contribuirá para a regularização do Palmas do Lago Oeste.

“Vamos responder às questões do dia-a-dia também, como a gestão da água e da portaria, buscar soluções para a inadimplência e iniciar a discussão e elaboração do regimento interno com a finalidade de melhorar o convívio entre os(as) cooperados(as)”, acrescenta Sassi.

Para conhecimento, segue a apresentação da composição da chapa única da CooperPalmas apresentada para apreciação dos cooperados e aprovada neste domingo:

Conselho de Administração

  •         Presidência : Iraê Sassi
  •         Diretoria Administrativa : Rosimeire Ramalho
  •         Diretoria Financeira : João Del Frari
  •         Coordenação de Relações Institucionais : Ronaldo de Moura
  •         Coordenação de Comunicação : Teresa Cristina Machado
  •         Coordenação de Educação Corporativa : Rossana Martins
  •         Coordenação de Projetos: Elisângela Sanches
  •         Coordenação de Cultura : Deraldo Goulart
  •         Coordenação Técnica Agroambiental : Carmen Correa

Conselho Fiscal

Titulares:

  •         Edna Vilasboas, Jean Carlo Moura, Mônica Schwarzwald

Suplentes:

  •         Mirian Lauro Nascimento, Josemirte Fernandes de Medeiros, Susan Fernandes

Conselho de Ética

  •         Ivete Lordello, Laert Teixeira, Maria dos Prazeres




Último boletim
   

Para ligar pra Coohaj:
(061) 3034-5050.
 
 
 
 
Cooperativa Habitacional dos Jornalistas  (61) 3034 5050   
SRTVS-Qd 701, Bloco O - Centro Multiempresarial, Salas 184 e 185. Brasília-DF